ANTES da invenção do rádio, os
operadores de telegrafia das ferrovias britânicas, usavam o sinal
"CQ" como um chamado geral a fim de chamar a atenção de todas as estações
ao longo da linha.
O "CQ" era usado,
precedendo notícias de importância, desastres ou o sinal horário diário, às 10
horas da manhã.
A Companhia Marconi recrutou
muitos operadores do serviço telegráfico e o costume passou para o rádio. O
significado inicial do "CQ" era: “Pare de transmitir e escute".
Os primeiros operadores de
rádio necessitavam um sinal mais distinto para os chamados de emergência, e a
letra "D" foi adicionada ao "CQ" para indicar "perigo"
ou "catástrofe".
Na literatura popular daquele
tempo, os escritores diziam que o sinal significava "Come Quick
Danger" (Venha, Depressa, Perigo). Atualmente, "CQD" não tem
nenhum significado, assim como o sinal de emergência "SOS".
Alguns autores disseram que
"SOS" significava "Save our souls" (Salvem nossas almas),
mas, na realidade, nada significam. Ambos os sinais foram adotados pelo fato de
serem facilmente reconhecidos e lembrados.
Em dezembro de 1898, o Serviço
Inglês de Barcos Ligeiros estabeleceu a comunicação via rádio entre a
"East Goodwin Sands Light Ships" e a "South Foreland
Lighthouse", em Dover, a distância de 20 km. A primeira mensagem de
emergência na história foi enviada nesse mesmo mês, quando um barco encontrou outro
navio em perigo em Goodwin Shoals. O barco usou o rádio para solicitar socorro,
em três de março de 1899, quando o mesmo foi abalroado por um cargueiro.
A Companhia Marconi e o
"Lloyds" assinaram, em 1901, um contrato por 14 anos, o qual
estipulava que os serviços de comunicação entre os navios e a terra deviam ser
feitos por Marconi. Tantos os operadores como os equipamentos de bordo e de
terra deviam ser fornecidos pela Companhia Marconi.
O contrato estipulava também
que as estações Marconi podiam se comunicar unicamente com outras estações
Marconi, incluindo operadores. Este contrato deu à Companhia Marconi um virtual
monopólio das comunicações terra-mar.
Em junho de 1903 o
transatlântico "Deutschland" da "Hamburg-America Line"
sofreu avarias perto da baia de Nova York e estava impossibilitado de mover-se
por 24 horas.
Usou então o seu equipamento
gemmanico para pedir auxilio, mas não conseguiu resposta da Companhia Marconi,
em terra. Depois deste incidente a "Hamburg-America Line" anunciou
que seus navios seriam equipados com estações da Marconi.
Mais tarde, em 1903, o príncipe
Henry, da Prússia, visitou os Estados Unidos. O príncipe viajou em um navio
alemão equipado com uma estação Marconi, e conseguiu combinar com antecedência
os detalhes de sua visita, por meio do rádio, antes de sua chegada à Nova York.
Em sua volta ele viajou em outro navio equipado com estação de fabricação
alemã. A estação Marconi da Ilha de Wright recusou aceitar as mensagens
enviadas ao irmão do príncipe, o imperador Guilhemme II. Depois deste
acontecimento, em Berlim, o príncipe Henry reclamou os seus problemas de
comunicação, e o Governo alemão convidou as diversas potências marítimas do
mundo para a primeira conferência sobre o rádio, realizada em Berlim, em agosto
de 1903.
O primeiro item da agenda da
"Conferência Preliminar de Telegrafia sem fios", propunha que
"... as estações costeiras são autorizadas a receber e transmitir
mensagens de, ou para, navios em tráfego sem distinção do sistema de telegrafia
empregado".
A Inglaterra não aprovou a
proposta pelo fato de existir um contrato entre a Marconi e o Lloyds. Os
italianos votaram contra, por suas estreitas relações com a Companhia. Outros
participantes aprovaram o artigo da agenda que questionava o sistema único de
telegrafia.
O delegado italiano sugeriu um
processo uniforme a fim de facilitar as comunicações internacionais. Recomendou-o
que a Conferência adotasse "SSS DDD" como sinal de emergência. Os
ingleses optaram por "CQD". Os alemães propuseram "SOE". A
conferência terminou sem que se chegasse a uma conclusão quanto a um sinal
internacional.
O primeiro "CQD" de
um navio americano foi enviado por Ludwig Amson, a bordo do
"Kroonland", da "Red Star Line", que viajava de Antuérpia
para Nova York. Em 7 de dezembro de 1903, no Mar do Norte, forte temporal
avariou o navio. Retornando à Irlanda, o rádio operador estabeleceu comunicação
com a estação Marconi em Cape Clear, a 200 km de distancia. O "London
Times" comentou: "Os passageiros elogiaram a utilidade do sistema
Marconi, o qual permitiu que se fizessem contatos com amigos e familiares na
Inglaterra, Escócia e o Continente, inclusive com a América, e receberam as
respostas através da estação nas costas da Irlanda".
A Companhia Marconi adotou
oficialmente o "CQD" como sinal de emergência em janeiro de 1904. A
Segunda Conferência de Berlim, em1906, aprovou o "SOS" como sinal de
emergência internacional, mas o "CQD" foi usado ainda por muitos
anos. Quando o "Republic" naufragou na Flórida, em 1909, Jack Binns
enviou o sinal "CQD" de socorro. Quando o "Titanic" também
naufragou, em abril de 1912, os rádios operadores John Phillips e Harold Bride
enviaram ambos os sinais de socorro, "CQD" e "SOS".
Na prática do rádio moderno o
"CQ" mantém o seu significado original, "um chamado geral a
todas as estações". Os navios enviam "CQ" precedendo reportagens
sobre o tempo, tráfego ou noticias. No serviço de radioamador o "CQ"
é um convite para o contato. A Radiocomunicação é relativamente nova em seu
desenvolvimento, mas o "CQ" é mais velho que o rádio.
(QTC Bandeirante, Ano II, No 7, jul/94, p.4)
Fonte: Arquivo Histórico do Radioamador de Araucária DX Group
Assistam o vídeo no youtube.com: (www.youtube.com/EW0eGzNVomA) é interesssante.
Fonte: Arquivo Histórico do Radioamador de Araucária DX Group
Assistam o vídeo no youtube.com: (www.youtube.com/EW0eGzNVomA) é interesssante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário