Slogan

RADIOAMADORES FAZENDO AMIGOS

quinta-feira, 28 de março de 2013

- Como montar a Primeira Estação 2

Fonte: http://www.dxexpedition.com
Como montar a primeira estação - guia básico

Vou iniciar esse guia com VHF e apontar as principais coisas que são importantes quando vamos montar a nossa primeira estação.

Calma, você vai transmitir, mas a afobação pode gerar probemas portanto, passo a passo!

Uma estação de radioamador é formado por um rádiotransceptor (envia e recebe sinais) e é composto pelo rádio, microfone, cabos de DC/CC (vermelho e preto) e um conector para ligar a antenna. Um conversor que vai converter 127/240VAC em 13.8VDC, também conhecida por fonte de alimentação. Uma linha de transmissão, ou o famoso cabo da antena, com seus respectivos conectores. E por fim a sua antenna e mastro.

O primeiro equipamento o "rádio" é o xodó do radioamador e é cheio de botões e menus, as vezes com coisas que nem sabemos para que serve. Vamos ao mínimo que um rádio de VHF simples tem que apresentar. Essas configurações básicas são para uma estação móvel/base:

a) ter no mínimo 25W de potência (sim, para operação móvel é muito importante, a maioria dos rádios são de 50W)
b) contar com no mínimo 25 memórias (para repetidoras);
c) contar com CTCSS e DCS (sub tone - importante para ativar as estações repetidoras);
d) se for usado saber se o rádio está calibrado e sem "palitar" ou seja, alterações por curiosos;
d) ter a homologação junto a ANATEL

O conversor:

a) uma fonte de alimentação dimensionada adequadamente, vide matéria sobre conversores, clique aqui;

A linha de transmissão:

a) que seja homologada pela anatel e de marca conhecida como KMP, preferencialmente nova (uma linha de transmissão ruim acaba com sua estação!)
b) conectores de boa qualidade, cada vez mais difíceis de encontrar, mas busque os da ANPHENOL (americana) ou uma nacional de boa qualidade, tem algumas importadas que são péssimas.
c) se você não souber usar solda e montar os conectores busque um técnico ou um radioamador experiênte para lhe ajudar, alguém com experiência, cuidado com curiosos, o famoso "pode deixá", Zé Faísca etc.
d) a onda estacionária se calibra na antenna, não no cabo;
e) existem duas opções de qualidade para VHF, o modelo RGC58 (fino) e RGC213 (cabo grosso) isso vai depender da distância do rádio até a antenna, se for menos de 20m o RGC58 vai bem, além disso é recomendado o RGC213, pois as perdas de sinal passam a ser significativas.
f) o cabo deve ser de especificação 50OHMS os cabos acima mencionados são desenvolvidos para isso, cabo de TV é de 70OHMS, não funciona!
g) uma boa linha de transmissão pode lhe durar anos sem problemas, mas compre produtos de qualidade, a diferença é muito grande!
Antena

Você já deve ter ouvido falar da GP9, fabricado pela Comet. Sim é boa, mas dependendo onde você está não vai lhe ajudar. Eu já operei com várias antenas de todo tipo e digo que uma 1/4 de onda funciona muito bem! Ela é simples, baixo custo, pequena e fácil de calibrar. Fora que ela irradia para todos os lados, e não tem ganho para nenhum lado em específico. (o ganho é a conentração da saída da onde para um determinado ângulo, sem complicar muito)
Obviamente se estiver com dinheiro no bolso existem antenas como as 5/8 de onda que vão bem,  ou até colineares, mas de início eu seria mais humilde principalmente para descobrir, se no seu caso, uma super antena é realmente uma solução. (sempre pergunte a radioamadores mais experientes, pois lhe indicarão a melhor opção, específico ao seu caso)
Um outro equipamento, e de baixo custo, é um medidor de ROE/POW. (onda estacionária) É bom adquirir esse euipamento pois sempre será util e importante para calibrar sua antena e saber como anda sua potência de saída. (lembre-se de comprar mais um metro de cabo e mais dois conectores para inserir o medidor)
A torre. Isso é um componente de custo elevado, o VHF trabalha melhor em locais mais altos, que tenham uma visada aberta, mas se você está em um prédio ou dempendendo onde está localizado sua casa é um investimento desnecessário.
Este é um guia para iniciar, claro que existem outras opções e equipamentos, mas como o propósito e começar e não chegar a estação dos sonhos em uma taca só, radioamadorismo é experimentação, estudo e experiência, divirta-se com o rádio, não torne-se escravo dele!

73!

PY2WAR


Last Updated (Saturday, 16 October 2010 15:04)

Nenhum comentário:

Postar um comentário