Slogan

RADIOAMADORES FAZENDO AMIGOS

quarta-feira, 27 de março de 2013

- Antes de ser um Radioamador


Contribuição PU2GCL

Lembro-me como se fosse hoje. Nos preparávamos para embarcar na aeronave C-130 Hercules, uma aeronave robusta com capacidade para transportar tropas de 90 soldados. Também seria minha primeira viagem em avião e minha primeira missão na Serra do Cachimbo, no sul Pará e norte do Mato Grosso.

Conhecendo um pouco dessa aeronave
"O Lockheed C-130 Hercules é um avião com quatro turbopropulsores cuja função principal é a de transporte aéreo em várias forças armadas em todo o mundo. Capaz de aterrar ou descolar em pistas pequenas ou improvisadas, foi concebido com o intuito de transporte de tropas e carga. Atualmente desempenha uma larga gama de papeis, incluindo transporte de pára-quedistas, reconhecimento climatérico, reabastecimento aéreo, combate aéreo a incêndios e evacuação médica. Existem mais de 40 modelos do Hercules utilizados em mais de 50 nações. Com mais de 50 anos de serviço, a família C-130 estabeleceu um sólido recorde de confiabilidade e durabilidade, participando em missões militares, civis e de ajuda humanitária.

A família C-130 detém o recorde de mais longo ciclo de produção de aviões militares em toda a história. O primeiro protótipo, o YC-130 voou a 23 de agosto de 1954 decolando nas instalações da Lockheed em Burbank, na Califórnia. O protótipo, número de série 53-3397, foi pilotado por Stanley Beltz e Roy Wimmer. Uma vez construídos os dois protótipos, a produção foi trasladada para Marietta, Geórgia, onde foram construídos mais de 2 000 aeronaves".

O Campo de Provas Brigadeiro Velloso é uma base da Força Aérea Brasileira, localizada na Serra do Cachimbo, em Novo Progresso no Pará, com área de 21,6 mil km² e perímetro de 653 km, sendo comparável, em tamanho, ao estado de Sergipe. Wikipedia
Pois bem, ao chegar à base, me escalaram para tirar serviço no "Coral". - Coral! Afinal de conta, o que é coral - coral que eu conheço é uma cobra. "Fique frio, coral é a Estação de Rádio da Base" - foi o que me disseram. Mal tinha acabado de chegar e fui tirar serviço na Estação de Rádio. Não conhecia a técnica e muito menos modular.

Já dentro da Estação vi que havia uma aparelhagem muito grande com microfones e muitos botões. Ah! fiquei doido com tudo aquilo. Havia outros profissionais na área. Logo apareceu a primeira ocorrência de uma aeronave sobrevoando o local. ANV PT, não me recordo do seu número de série, que voava o espaço aéreo da Serra do Cachimbo. A ANV PT foi interceptada e identificada. O Arara solicitava que desse a volta e pousasse na pista de pouso da Base. Como não responderam nas três chamadas a Estação Arara pediu permisão ao Diretor da Base para autorização de escoltar a aeronave até o local do pouso para investigação. A ANV PT teve que imediatamente retornar e pousar. Após duas horas de revista e confirmação de prefixo e série da aeronave ela foi liberada. A aeronave vinha da Bolívia e o SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia), fora acionado para a vigilância de qualquer tipo de aeronave suspeita vindo de qualquer parte da fronteira que poderia estar transportando drogas.

Fiquei atentamente observando como faziam e falavam em muitos códigos era tudo muito rápido. Para mim era uma novidade. Cada vez que a Estação Coral era acionada eu ficava atento e curioso. A transmissão vinha da Estação Arara que é o Aeroporto da Base e a resposta era imediata. Havia quatro  postos de vigilância em toda extenção da área militar. Aquele primeiro serviço foi tranquilo, mas não poderia dizer como seria os outros. Sei que foram dois anos tirando serviço naquele local, mas não foram dois anos direto. Eu passava mês sim na Serra do Cachimbo e mês não em Brasília, isso durante seis meses. Isso acontecia por causa da malária e naquela ocasião eu não tinha interesse de continuar na Estação. Mas eu aprendi o significado da importância de ser um operador de rádiofrequência.

Essa ANV é um Buffalo C-115 e eu sou o que está de japona, uniforme da FAB
Quando parei de fazer missões na Serra do Cachimbo na Base do Campo de Provas Brigadeiro Velloso da Força Aérea Brasileira, precisei fazer uma pequena viagem particular a Ipameri de Goiás. Fomos em dois carros, o meu e um ônibus com 48 passageiros. Nessa viagem levamos o Talkbouat - como prevenção - não sabia falar direito e nem sei até hoje - e de fato houve a primeira ocorrência com o ônibus. Na subida perdeu as forças e tivemos que parar. A uns quatro a cinco quilômetros o motorista me chamou pelo rádio dizendo que o carro havia parado e eu disse que estava chegando e de fato tudo apagado naquelas 40 janelinhas. Não sabiamos o que era, foi preciso deixar o motor esfriar para continuar a viagem e com muita dificuldade chegamos a uma pequena cidade chamada Pires do Rio e de novo o ônibus quebra. Dessa vez fui procurar um mecânico por volta das 22 horas. Felizmente achamos um no bar o que atendeu prontamente. Graças a Deus por causa do Talkabout saímos de uma fria.

Foi por isso que tive o interesse de tirar o indicativo na ANATEL para ter o certificado e a licença para modular o rádio e me tornar um radioamador. Aí foi fácil conhecer melhor o que seria um Radioamador e para que me serveria futuramente. Quero até agradecer o meu vizinho Colombo que é o Comandante da Rodada da Alvorada pela Repetidora de Cristalina/GO o PU2FTB. Ele que teve uma santa paciência comigo até mesmo para me explicar melhor quanto ao procedimento para se ter os equipamentos e o que precisava e que muitas vezes veio até meu lar para me ajudar na instalação e regular tudo direitinho como deveria ser. E agradecer Sr. Jaime PP2HD, Vice-Comandante da Rodada também que me deu a maior força. Não poderia deixar de Agradecer também o Farias PU2GEF foi também um dos radioamadores que me cedeu cabos, antenas e um HT para eu pelo menos ficar ouvindo até adquirir um VHF para poder modular mais tarde. E também PP2MAU, Maurinho que é um dos diretores da Rodada.


Diretores da Rodada da Alvorada:
- PP2CK Celso
- PP2MAU Maurinho

Comandantes da Rodada:
1º Cmt PU2FTB Colombo
2º Cmt PP2 Jaime.

P.S. Antes de me tornar radioamador tirei a licença para a Faixa do Cidadão e tirei o indicativo PX9B9675, Estação Asas de Águia onde pude modular com o PX9B4659 Estação Anaconda - Colombo. Chegando a modular também com Laerte PX3P0015 em Campo Grande no Rio Grando do Sul e Mato Grosso e Salvador. Foi muito bom todo esse período.

TKS

Nenhum comentário:

Postar um comentário