Slogan

RADIOAMADORES FAZENDO AMIGOS

sábado, 15 de junho de 2013

- CW

Fonte: Origem Wikipédia

Onda contínua (CW - continuous wave) é uma onda eletromagnética de amplitude e frequência constante; e numa análise matemática, de duração infinita. Onda contínua é também o nome dado ao primeiro método de rádio transmissão, em qual uma onda portadora é trocada tempo em tempo. A informação é enviada pelo ritmo e espaço do sinal.

Radio
Muito cedo transmissores de rádio usaram um transmissores de faíscas para produzir oscilações de rádio-frequência na antena de transmissão; esses sinais apresentavam uma característica de atenuação de amplitude durante cada pulso de energia radiada. Quando alternadores e posteriormente osciladores tornaram-se disponíveis, a amplitude do sinal permaneceu constante durante cada elemento de código, caracterizando essa técnica como emissão de ondas "contínuas".
Um transmissor fora de sintonia não tem frequência definida e não tem potencia para emitir nenhuma informação; a forma de transmitir consiste em ligar e desligar o transmissor produzindo transmissão de sinais numa determinada freqüência de acordo com a taxa de transmissão.
Enquanto a transmissão e recepção não permitia a transmissão de áudio da forma que é feito pela Modulação em amplitude com a complexidade do áudio atual, o CW era a única forma de comunicação por radio disponível no inicio.
O motivo do CW continuar sendo usado mesmo tendo a comunicação com voz se tornando perfeita, é devido a baixa área de frequência do sinal que possibilita o CW transpor longas distancias com condições de propagação de onda, onde a modulações em AM e voz se perderiam. Um simples transmissor de meio watt esse tipo de transmissão de baixa potencia também é conhecido como QRP onde o CW pode transmitir milhares de milhas com condições de propagação insatisfatórias por causa da sua área de frequência.
Ondas contínuas foram chamadas de radiotelegrafia por assemelhasse à telegrafia, trabalhando por meios de um simples interruptor do código morse. Porém, ao invés de controlar a eletricidade de uma simples rede atravessando fronteiras, o interruptor controlou o poder de enviar a um rádio transmissor. Esse modo ainda é comum por rádio amadores pela simplicidade e confiabilidade do CW é a base do sistema do radar de CW, onde uma onda contínua é transmitida por uma antena enquanto uma segunda antena recebe a rádio energia refletida.
No radioamadorismo, os termos "CW" e "código morse" são frequentemente usados como se fossem um só, apesar das distinções entre os dois (Código morse pode ser usada por sons e luzes, por exemplo).

- Você sabe o significado de DX no radioamadorismo?

Fonte: Origem Wikipédia, a enciclopédia livre.
O radioamadorismo, ou Serviço de Amador é um hobby científico praticado em quase todos os países do mundo por pessoas habilitadas e licenciadas por autoridades, para a intercomunicação e estudos técnicos sem motivo de lucro. Assim como outros hobbies, o radioamadorismo possui legislação nacional e internacional que regulamenta as condições de uso e as frequências de rádio destinadas à atividade, e que obrigatoriamente deve ser seguida pelos seus praticantes, chamados de radioamadores.

É possível afirmar que o radioamadorismo começou juntamente com as primeiras emissões de rádio no final do Século XIX. Como ainda não existiam fábricas de rádios até então, mas a curiosidade na comunicação à distância era crescente, diversas pessoas começaram a montar seus próprios equipamentos e antenas de forma caseira a título de experimentos e deu-se então o início desse “hobby”que tornou-se conhecido mundialmente.
Em 2 de janeiro de 1909 nasce nos “Estados Unidos” o “Junior Wireless Club”, considerado o primeiro "rádio clube" mundial (que depois foi renomeado para Radio Club of America), a aglutinar os interessados na atividade radioamadorística. Com o crescimento de atividades nas frequências de rádio, o senado norte-americano publica em 13 de agosto de 1912 o Radio Act, a primeira lei que regulamenta as comunicações de rádio no país. Nesta lei, além da regulamentação das comunicações de rádio, também são minimamente regulamentadas as estações experimentais, concedendo licenças provisórias para estações engajadas na condução de experimentos para o desenvolvimento da ciência da rádio comunicação. No mesmo ano, Irving Vermilya, 1ZE, torna-se o primeiro radioamador licenciado nos Estados Unidos.
Na mesma época o radioamadorismo nascia no Brasil, sendo Lívio Moreira, SB-3IG (e depois BZ-1M) reconhecido no mesmo ano como o primeiro radioamador brasileiro. No rastro dele, começam a surgir diversos radioamadores pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco e Pará.
Até 1924 o radioamadorismo no Brasil não era regulamentado pelo governo, fato que ocorreu em 5 de novembro de 1924 quando foi publicado noDiário Oficial da União o Decreto 16.657 que approva o regulamento dos serviços de radiotelegraphia e radio telephonia e somente revogado em 15 de fevereiro de 1991. A data de 5 de novembro foi escolhida para a comemoração do Dia do Radioamador pela LABRE em gratidão ao decreto que regulamentou o radioamadorismo no Brasil.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

domingo, 9 de junho de 2013

- Operação Fumaça e Eletroca no Restaurante do Ary

A ELETROCA LÁ NO BAR DO ARY FOI UM SUCESSO, GRANDE VARIEDADE, MUITOS AMIGOS NEGOCIARAM E MUITA ALEGRIA COM MUITO CHURRASCO E UM ALMOÇO CEDIDO PELO ANFITRIÃO ARY E SUA ESPOSA, QUE NÃO MEDIRAM ESFORÇOS PARA RECEBER TODOS OS RADIOAMADORES QUE MARCARAM PRESENÇA NESTE DOMINGO 09/06/13, NOSSOS AGRADECIMENTOS TAMBÉM AO PT2HD-WESLEY E O PT2RF-V.SANTOS, AGRADECEMOS, AINDA, TODOS QUE COMPARECERAM E PARTICIPARAM DA ELETROCA. ESTÃO DE PARABÉNS. BOA SEMANA PRA TODOS.

PT2HD - Wesley

S/Foto do PT2RF - V. Santos